Física em Nível Olímpico 

Esse livro traz uma coletânea de 85 desafios de Física destinados para a preparação de estudantes para olimpíadas científicas de Física. Todos os problemas propostos vêm acompanhados de dicas e soluções. O nível de dificuldade dos problemas abrange desde o nível de dificuldade de olimpíadas nacionais de ensino médio até competições internacionais de Física, que podem cobrar conteúdos tipicamente ministrados em nível superior. Trata-se de um livro, portanto, interessante tanto para estudantes de ensino médio procurando aprofundar seus conhecimentos quanto aqueles que estão iniciando o seu curso universitário.

 

O primeiro livro é organizado em três capítulos: Mecânica da partícula, Termodinâmica, Óptica e ondulatória. O segundo volume, por sua vez, está organizado em quadro: Mecânica do corpo rígido, Eletromagnetismo, Relatividade Restrita e Física Quântica. 

Consulte também as perguntas frequentes (FAQ) sobre o livro. 

Baixe a amostra grátis dos livros clicando nos botões:

Vol.1

Vol.2

Sobre o autor

Ivan Guilhon graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no ano de 2014 com distinção Magna Cum Laude, outorgada a alunos que atingiram alto grau de desempenho acadêmico nas disciplinas do curso de engenharia. Doutorou-se em Física Atômica e Molecular no ITA em 2017. O autor tem trabalhos apresentados em congressos científicos e artigos publicados em periódicos internacionais sobre simulações computacionais de materiais bidimensionais e suas possíveis aplicações tecnológicas.

Como aluno conquistou, entre outras premiações em olimpíadas científicas:

  • Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) em 2007 e 2009;

  • Medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) em 2009;

  • Primeiro lugar no prêmio IFT de Jovens Físicos 2012;

  • Duas vezes agraciado com o terceiro prêmio na Competição Internacional de Matemática (IMC) na Bulgária, em 2012 e 2014.

O autor está envolvido desde 2007 com olimpíadas científicas de Física e atualmente é professor no departamento de Física do ITA.