Buscar
  • Ivan Guilhon

Quantas horas devo estudar por dia?




Uma dúvida frequente de estudantes é sobre qual o tempo ideal de estudo diário. 5h, 7h, 10h, 12h... quantas horas por dia você deve dedicar aos estudos?

Tentarei trazer nesse post uma dica que seja útil para um estudante convencional, um pré-vestibulando ou um aluno olímpico. Adapte essa dica à sua realidade da maneira que julgar melhor. Contarei a história de Mílon de Crotona, um atleta que ganhou seis vezes os jogos olímpicos gregos na idade antiga. Mílon era conhecido por sua grande força, o que o fazia ser um dos homens mais fortes de toda a Grécia. Conta a lenda que ele começou os seus treinos de levantamento de peso com um bezerro, quando ainda era criança. Mílon levantava o bezerro nas costas todos os dias, por anos e anos. Com o passar do tempo o bezerro crescia e a força de Mílon também. Quando o bezerro já havia se tornado um boi, não havia outra pessoa na Grécia que o pudesse por nos ombros, apenas Mílon.

Esse mito traz um valioso princípio que serve não só para exercícios físicos como também exercícios de estudos. Para se chegar a excelência é preciso começar com um treinamento leve e ir avançando progressivamente, sempre mantendo um leve desconforto e definindo uma rotina de estudos que seja cumprida com disciplina.

Uma rotina de 2 ou 3 horas diárias, TODOS os dias, é ideal para um aluno de ensino fundamental. Para um aluno de ensino médio talvez 3h30 ou 4 horas sejam o ideal. É importante também estudar com foco, evite ao máximo distrações nesse intervalo de tempo. Um aluno de pré-vestibular ou estudante olímpico deve adaptar sua rotina de estudos de acordo com o volume de aulas que tenha na sua preparação. Buscar bons colegas para se medir e compartilhar experiências é também proveitoso. Em todo o caso, mantenha sempre uma rotina constante que lhe deixe levemente desconfortável com o seu volume de trabalho. Valorize mais a sua disciplina e o seu progresso do que estudar 12h em um dia e passar o dia seguinte exausto.

Até a próxima dica de estudo!

0 visualização

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.