Buscar
  • Ivan Guilhon

Não fuja das suas responsabilidades!



No post de hoje, vamos rascunhar algumas lições que se extraem de um filme da Disney em destaque hoje: o Rei Leão. Se você não conhece a história, pare de ler esse texto e assista à versão de 1994 ou a de 2019 no cinema mais próximo. O filme conta a história de Simba rumo à maturidade.

Por ser um príncipe, Simba é alguém imbuído de grande responsabilidade: ele deve garantir, quando for rei, a ordem no seu reino. Simba não entende bem essa atribuição e foca sua atenção adquirir glória, poder e liberdade para si. Coisas dão errado, o rei é morto - o que faz de Simba novo rei - mas, ao invés de assumir o trono, Simba foge do reino. Autoexilado, ele conhece Timão e Pumba, duas criaturas bem simpáticas com uma péssima filosofia de vida. Hakuna Matata: “Os seus problemas você deve esquecer, isso é que é viver”. Os dois oferecem a Simba uma vida livre de responsabilidades e preocupações. O problema do Hakuna Matata é que (i) os problemas que você decide ignorar continuam existindo, e (ii) ao dar as costas aos seu problemas, você deixa de ser tão bom quanto deveria ser, seja por acomodação ou por medo.

O momento de epifania de Simba, no qual ele se dá conta de toda essa situação, é doloroso. Quando o rei dá as costas ao reino, as coisas vão mal: onde existia prosperidade, passa a haver miséria. A luz e os campos verdes dão lugar à escuridão e deserto estéril. Simba, que deveria ser um grande rei, vê-se como um vagabundo comendo insetos que não está à altura de seu pai e antepassados. Diante disso, uma escolha se apresenta: “O passado pode doer, mas você pode fugir ou aprender com ele.”

Essa situação pode ser comparada a sua vida quando você dá as costas para suas responsabilidades e foge. Você deixa as coisas grandes que poderia fazer para trás e contenta-se com coisas pequenas e seguras. Hakuna Matata. Enquanto isso, as pessoas do reino, que se preocupam com você, sofrem.

Finalmente, Simba recorda sua vocação à majestade- “Lembre-se de quem você é, Simba.”- abraça suas responsabilidades e torna-se rei. Mas isso só é possível mediante uma luta face a face contra a escuridão que tomou conta do reino durante a ausência do rei, tio Scar e as hienas, que podem representar os seus vícios pessoais que devem ser superados.

47 visualizações

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.