Buscar
  • Ivan Guilhon

Montando um grupo de estudos




Um dos grandes trunfos de estudantes bem sucedidos em olimpíadas e vestibulares de alto nível é cercar-se de pessoas que lhes deem apoio, orientação e incentivo para vencer esses desafios. Nessa dica de estudos vamos comentar sobre como manter um grupo de colegas próximo, que possibilite com que vocês possam estudar melhor. Ter um companheiro de jornada para lhe auxiliar com suas dificuldades ajuda a vencer as suas deficiências e faz com que o seu tempo de estudo seja mais produtivo. Ensinar é uma das melhores formas de revisar um conhecimento conhecido e organizá-lo na sua cabeça. É natural que intelectuais se reúnam a fim de cooperar, discutir e aprender uns com os outros. Lembre-se, exemplo, da escola pitagórica, da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles na Grécia Antiga.

Bons grupos de estudos devem ter poucas pessoas, por volta de 2 até 5 membros. O grupo deve também se basear na cooperação mútua entre os membros, sem que ninguém seja um peso para o outro. Os membros devem ter níveis de conhecimentos semelhantes para que ninguém fique sobrecarregado.

O ideal é que suas atividades sejam razoavelmente sincronizadas, cujo passo pode ser dado por um cursinho ou um cronograma de estudos acertado no começo do ano. Dessa maneira, a dúvida de um estudante passa a auxiliar e complementar o estudo do seu colega. Outra sugestão é fazer simulados juntos, de tal forma que vocês possam comparar seus desempenhos entre si.

Cuidado com uma armadilha: evite distrações e conversas desnecessárias em momentos reservados aos estudos. Tudo tem a sua hora. As discussões entre vocês devem ser pontuais e focadas nas dificuldades de vocês. Cada um de vocês deve gastar a maior parte de seu tempo estudando independentemente, mesmo dentro de um grupo de estudo. Portanto, nada de tagarelice.

Procure amigos que tenham objetivos em comum com você e procurem formar um grupo de estudos. Caso isso não seja possível, procure entrar em alguma comunidade com pessoas que possam tirar as suas dúvidas ou peça ajuda e orientação de algum professor de sua confiança.

Bons estudos e até a próxima dica em#nivelOlimpico!

0 visualização

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.