Buscar
  • Ivan Guilhon

Educação e a sua postura diante de desafios



A dica de estudo de hoje tratará de duas posturas que você pode ter diante dos seus estudos e da sua educação como um todo. Ela é inspirada da história de Bilbo, um Hobbit que é convidado por um sábio mago a sair da sua zona de conforto, representada pelo Condado, e participar de uma grande aventura com anões mundo a fora.

Antes de continuar, é importante lembrar que a palavra ‘educar’ vem do latim ‘educare’, que por sua vez é composta pelo prefixo “ex” (fora) e ducere (“conduzir” ou “levar”). Ser educado pode ser entendido, portanto, por ‘ser conduzido para fora’. O que isso significa?

A maior parte das pessoas gastam longos anos em salas de aulas e simplesmente não aprendem. Não conseguem sair de um estudo passivo e medíocre, voltado a simplesmente fazer provas para passar de ano. Que história um estudante desse tipo tem a contar? Se você permanecer no Condado, dentro da sua zona de conforto, nada acontecerá.

Existe, no entanto, uma segunda forma de encarar os seus estudos. Os professores lhe apontam o que há, lá fora, para ser explorado nas ciências e cabe a você aceitar o convite para começar a estudar. Ao aceitar o convite, você se deixa conduzir para fora do Condado e começa a sua aventura. Você pode não estar pronto no início: ter uma base fraca de conhecimentos, ou sempre ter sido um cidadão ordeiro e agora precisa tornar- se um ladrão. Não há problema, ninguém nunca está 100% pronto para nada que mereça ser chamado de desafio. Por falar nisso, toda aventura que se preza precisa de um bom desafio: pode ser desde derrotar um grande dragão vermelho montado em uma montanha de ouro até participar de uma competição científica e conquistar uma medalha.

Não existe garantia de sucesso no que você se propõe a realizar. O certo é que apenas se expondo a riscos, ao desconhecido e ao incerto é você vai conseguir se transformar na melhor versão de de si mesmo. “ - Pode prometer que eu vou voltar? - Não, mas se voltar não será o mesmo”. Portanto, trate de sair da planície do Condado e siga a estrada rumo à Montanha. “O mundo não está em seus livros e mapas. Ele está lá fora!”

9 visualizações

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.