Buscar
  • Ivan Guilhon

Como organizar-me e traçar metas?



Recebi algumas mensagens pedindo ajuda para organizar os estudos. Gostaria de compartilhar uma dica simples, mas que tem me ajudado nos últimos anos a conduzir projetos de longo prazo e a aferir o meu progresso com o passar do tempo: fazer anotações pessoais. No meu caso, em que trabalho o dia todo na frente de um computador, uso um powerpoint em que cada slide corresponde a umdia, mas tenho colegas que empregam esse método com lápis e papel. O formato de mídia utilizada pouco importa no final das contas.

Ao início de cada mês, faço um balanço geral de como andam diferentes aspectos do meu trabalho, como estudos, artigos, projetos, tarefas etc. Adapte esses aspectos à sua realidade pessoal de estudos. A realização dessa tarefa traz à luz da consciência quais pontos estão bem e quais precisam ser melhorados.

Ao longo de cada dia, registro ao longo do dia o que tenho de fazer, o que estou fazendo, que tarefas foram concluídas, quais não puderam ser feitas e as que ficarão para amanhã. No dia seguinte, o trabalho começará focado em dar continuidade ao trabalho inacabado de ontem. Esse hábito te mostrará ao final de cada dia o quanto você foi (ou não) produtivo e te ajudará a organizar suas atividades por ordem de prioridade. Começar o dia com o registro físico do dia anterior e uma lista de novas tarefas auxilia a organizar seus esforços e obter melhores resultados no longo prazo.

Ao final de cada mês, chegará um momento importante. Você terá de fazer um novo balanço geral mensal. Chega a hora de verificar se o seu esforço diário está contribuindo para os seus objetivos maiores. As tarefas concluídas nas últimas 30 páginas contribuíram para a solução dos problemas identificados no início do mês? Que tarefas foram arrastadas para debaixo do tapete? Você está gastando sua energia em coisas que não são importantes?

Essa é a forma que eu encontrei para organizar minhas atividades, conciliando metas diárias e mensais preservando uma liberdade de horários. Existem os fãs de abordagens que enfatizam mais a rotina, preparando planilhas de horários que preveem suas atividades semanais a cada hora. Os métodos não se excluem. A organização de um bom planejamento de atividades e a aferição de sua eficácia requerem o tipo de autoexame que estamos descrevendo.

Espero ter ajudado você com essa dica. Até a próxima!

56 visualizações

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.