Buscar
  • Ivan Guilhon

Como montar um plano de estudos?



Muitos estudantes entram em contato com o Física em Nível Olímpico pedindo ajuda para montar um plano de estudo, por isso vamos compartilhar algumas dicas que podem ser úteis para estudantes com diferentes objetivos.

O primeiro passo para montar o seu plano de estudo é a definição de um objetivo: você está estudando para alguma prova de olimpíada, vestibular ouconcurso específica? Que conhecimentos você precisa dominar e qual o seu prazo? Leia o programa da prova que você está se preparando e identifique referências bibliográficas suficientes para você estar bem preparado.

Quais tópicos cobrados você já domina e quais você ainda não tem um conhecimento satisfatório? O primeiro caso você pode preparar-se somente por exercícios e simulados, enquanto o segundo caso exigirá uma atenção redobrada combinando teoria e exercício. Dependendo do volume de estudo e do tempo disponível, você pode estudar as referências bibliográficas inteiras. Se você não tiver um tutor, o ideal é seguir a sequência dos livros e materiais utilizados.

Defina quantas horas por dia você tem disponível para estudo. Se forem poucas horas (1h-3h), estude um assunto por dia. Se forem mais horas (3h-6h), você pode dividir sua atenção em duas frentes de estudo, ou dividir o tempo entre teoria e exercício. A divisão do tempo de estudo em diferentes frentes e fazer pequenos intervalos nas mudanças de frente ajuda a aumentar o rendimento do estudo.

Liste todos os assuntos a ser estudados no tempo que você tem disponível. Essa simples tarefa deixará claro quanto tempo você tem para cada tópico e garantirá que você abordará todos os assuntos. Quando você tiver um problema muito grande pela frente, divida-o em problemas menores e coloque tudo no papel: comece com metas anuais, depois mensais, semanais e, por fim, diárias.

Conversar com um professor de confiança ou com estudantes que já passaram por essa prova é sempre válido!

Essa dica de estudos te ajudou? Compartilhe! Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui em baixo.

29 visualizações

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.