top of page

Barras baixas não fazem bons saltadores.

"É indispensável adotar expectativas exigentes para os estudantes e o seu trabalho. Dentro de limites muito vastos, os alunos adaptam-se às expectativas que deles se formam. Tratá-los como incapazes, como acontece muitas vezes nos currículos e manuais escolares, apenas os torna realmente incapazes. Na feliz expressão inglesa, é uma self-fulfilling prophecy."

Trecho do livro "O Eduquês em discurso direto", de Nuno Crato.




Um professor precisa estar atento ao nível de maturidade de seus alunos. Em ciências exatas, queimar etapas nunca é uma prática sempre indesejada.

Mas um mais pernicioso que esse, e amplamente difundido, é tratar os seus estudantes como incapazes de se aprofundarem no conhecimento e em boas leituras. O fato é que muitos excelentes estudantes tem um potencial desperdiçado simplesmente porque não há quem exija deles o melhor que eles podem dar.


Sejamos claros citando exemplos. Há décadas atrás, as pessoas estudavam noções de cálculo diferencial e integral no ensino científico, que hoje se chama ensino médio. O livro Fundamentos da matemática elementar vol. 8 é testemunha do que digo. Hoje, não mais. Mais recentemente, de uns 10 anos para cá, desde que vários vestibulares foram substituídos pelo Enem, perdi a contas de quantas vezes ouvi "não vou estudar assunto X porque não cai no ENEM" durante os anos que eu dei aula em cursinhos. O meu conselho para jovens estudantes é que fujam desse tipo de desculpa, assim como de outra desculpa que eu bato sempre por aqui "Não vou estudar Y porque sou de humanas/exatas".


Dar aulas com um nível tão elevado que apenas poucos alunos da turma estejam aptos a acompanhá-lo é um erro grave. Mas um erro tão ruim quanto esse é deixar de exigir o melhor que seus alunos podem dar de si.

Este segundo erro dá uma falsa sensação que o aluno está resolvido, que não mais precisa mais se esforçar, que não há mais o que ser aprendido por ora por ele. O primeiro erro, pelo menos, deixa claro ao estudante que há muito o que aprender.


Barras baixas não fazem bons saltadores.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não estude para a prova

Esse é um dos maiores erros que um estudante pode cometer. Não quero dizer que você não deve estudar para os seus exames na escola ou...

Comments


bottom of page