Buscar
  • Ivan Guilhon

A importância das pequenas coisas



A dica de hoje tratará sobre a importância das pequenas atitudes para ser um bom estudante. Muitos jovens que se propõem a grandes desafios, como participar de competições acadêmicas ou enfrentar grandes concorrências para ingressar em um curso de graduação concorrido, não raramente desenvolvem uma grande ansiedade por justamente não dar a devida importâncias às pequenas ações do dia-a-dia. A excessiva atenção no futuro muitas vezes tira a atenção no que pode e deve ser feito hoje e agora. Ter objetivos de longo prazo claros em mente é fundamental para nortear os rumos de nossas vidas, mas toda grande caminhada é composta de incontáveis passos dados individualmente.

Se você deseja tornar-se um estudante de alto desempenho, é necessário adquirir não só uma série de conhecimentos e habilidades, mas também as virtudes necessárias para tal. “A virtude é uma arte obtida com o treinamento e o hábito”, “Nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes. A virtude, então, não é um ato, mas um hábito” - escreveu Aristóteles. A virtude de ser um bom estudante - bem resumida como a disposição para estudar, a acuracidade para entender, a capacidade de reter, a facilidade de aprender e a habilidade de falar e de escrever bem - surge dos hábitos de escolhermos recorrentemente abdicar de pequenos prazeres/conversas inconvenientes para estudar, direcionarmos plenamente nossas capacidades para aprender algo novo, vencermos a preguiça acordar cedo para estudar, exercitarmos nossa memória e prezarmos pela clareza e precisão ao falar e escrever.

Por isso, na próxima vez que for estudar, encare cada exercício, cada aula, cada dúvida, como uma oportunidade de realizar um ato de vontade de ser um bom estudante; depois de repetidas vezes você poderá adquirir o hábito de ser um bom estudante e, por fim, tornar-se-à um bom estudante.

"A perseverança nas pequenas coisas é heroísmo." Boa sorte nos seus próximos pequenos passos!

13 visualizações

Siga-me:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Pagamentos bancários

Moedas digitais

Ivan Guilhon, ​Física em nível olímpico, 2017.